quinta-feira, 31 de março de 2011

Dando nome aos bois

Quem acompanha o blog sabe que eu não sou chegada a polêmicas, nem discussões. Não uso esse espaço para denúncias, nem reclamações, nem nada que gere atrito.
Comecei o blog apenas para postar fotos dos meus amadinhos e poder contar as gracinhas deles, ainda que ninguém lesse. Naquela época eu era uma pessoa normal, que tinha apenas três gatos e entendia muito pouco do assunto, apenas o suficiente para cuidar deles.
Bom, o tempo passou, hoje tenho 9 gatos na minha casa, entre os meus e os temporários, ajudo a ONG 4 Patinhas como voluntária e até uso o blog para falar da ONG, divulgar alguns animais para adoção.
Mas o que eu quero falar hoje aqui é o seguinte: vamos dar o nome certo para as coisas. Canso de ver por aí as pessoas usando o termo eutanasiar de uma forma absolutamente equivocada. Tudo bem que tem os desavisados, mas tem muita protetora que usa errado também.
Outro dia no Facebook uma moça contava que estava na sala de espera de uma clínica veterinária e chegou um senhor com um poodle. O cãozinho brincou com ela e logo entrou. Depois ela perguntou para o veterinário o que o cãozinho tinha. E a resposta: "ficou velho, fazia xixi fora do lugar, o dono trouxe para eutanasiar". A moça contou isso muito chocada. E é claro ela não tinha nada com a história.
Só quero lembrar o seguinte, eutanásia é o termo usado para abreviar uma vida em sofrimento, quando todas as possibilidades de tratamento foram esgostadas. Levar um animal para uma clínica veterinária e dizer que quer "eutanasiar" porque ele agora está velho, ou tem uma doença de difícil tratamento, ou a gata teve uma ninhada indesejada ou tem alguma deficiência, ou sei lá qual a outra desculpa esfarrapada, isso não é eutanásia. É crime. É assassinato!
O veterinário que faz isso devia ter o seu registro cassado, pois não passa de um matador de aluguel. E o dono do animal em questão devia ser preso. Aliás, dono e veterinário. Um é o assassino e o outro o mandante do crime.
Portanto se você ouvir alguém repetindo essa bobagem por aí, esclareça. Explique a diferença, às vezes a pessoa só está repetindo alguma coisa que ouviu sem maldade. Mas nunca compactue com isso, é um crime, sem perdão. Pegar um animal e levar até uma clínica e pagar por uma injeção letal sem necessidade, só por ser o caminha mais fácil de se livrar de um problema. Me desculpe, é feio, é baixo, é criminoso.
Pronto falei!

Ufa, acabou!

O mês de março foi bem difícil aqui em casa, ainda bem que hoje é o último dia!
Começou a Wylla que foi operada de urgência no carnaval por conta de piometra. Aí, na semana seguinte, o Henri ficou gripadinho bem de leve, mas como ele nunca teve nada, eu já fiquei preocupada. Mas com ele foi tranquilo cinco dias de remédio e acabou.Aí, o Mel começou a espirrar. Dei remédio e ele estava melhor, parecendo que ia ficar bem. De repente começou a passar mal de madrugada, não respirava, todo congestionado, com febre, caidinho mesmo. Fomos na vet. Exame de sangue, remédio mais forte, nebulização.... ele até melhorou, mas passou a se recusar a comer.Enquanto isso, a Wylla se recupera da cirurgia, é claro que antes ela deu um jeito de arrancar os pontos e me deixar mais nervosa, mas então começa a espirra também e ficou péssima!Até que desas vez ela se recuperou rápido e ontem voltou a fazer o tratamento da esporo! Ontem também o Mel voltou a comer.Ufa! Esse mês quase acabou comigo!

sábado, 19 de março de 2011

Eles são mesmo incríveis!

Desde o sábado de carnaval que isso aqui virou uma enfermaria. Começou com a Wylla que teve piometra, depois o Henri ficou gripado e agora é o Mel. E durante esses dias eu tive várias demonstrações de solidariedade felina.
Quando a Wylla voltou a cirurgia o Mel ficou deitado junto com ela, quase entrando na caixinha de transporte. Mostrei aqui.
Até aí, seria normal, já que eles sempre foram muito amigos e o Mel é muito carinhoso. Mas desde que ele começou a ficar gripado eu tenho precebido uma coisa muito bacana, o Frank tem se aproximado dele.
Na madrugada de sexta-feira eu acordei por volta das 3horas e o Mel estava dormindo na janela, mas começou a espirrar. Então eu o tirei de lá e o coloquei na minha cama. Depois de dar remédio e tal resolvi que seria melhor deixá-lo dormir ali comigo. E quem é que vem deitar do lado? Frank!
Na hora até acheique ele estivesse aborrecido, já que ele implica um pouco com o Mel, mas não, ele ficou ali olhando o Mel e acabou dormindo. Mas não fez nada. Depois disso já percebi que ele tem ficado mais próximo e hoje consegui registrar. Ele está o dia todo ao lado do Mel, como quem diz "você vai ficar bom, meu amigo!".
Enquanto estou aqui escrevendo o post, estão os dois na minha cama e o Frank está ali numa boa. Normalmente ele estaria deitado na mesa do computador, do meu lado, mas resolveu ficar ali dando uma força para o Mel.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Presente da Tia Sam


Em dezembro a Sam comprou um condomínio de gatos, feito em papelão, e deu de presente para os Petetecos. Era para chegar antes do natal, mas a entrega atrasou e ele só chegou em janeiro. Aí, ela deu a ideia de customizar com papéis coloridos e no sábado passado finalmente fizemos a montagem.
Foi um sucesso! Eles adoram ficar entrando e saindo, dormem la dentro escondidinhos.
A estrutura tem vários buracos internos e eles podem passar de um andar para o outro por dentro. Aí, já viu, né? Diversão garantida!


Tia Sam, adoramos o presente!
Muito obrigada!
Lambeijos
Frank, Fred, Henri, Vincent, Camille, Mel, Brigitte e Wylla

P.S.: Como o Shadow não foi testado, ele ainda continua isolado dos outros e não aproveitou o presente. Mas assim que ele puder morar do lado de cá da casa, tenho certeza que ele também vai adorar brincar no condomínio!

quarta-feira, 16 de março de 2011

O que aconteceu por aqui...

Andei sumida, mas as coisas ficaram complicadas por aqui. A Wylla foi operada de piometra no carnaval. Olha como ela estava linda dias antes da cirurgia. É só eu fazer uma foto linda dela e achar que ela está melhorando e que logo vai para a casa nova, que ela tem um treco. Acho que ela gosta muito de morara aqui e já gastou 3 das 7 vidas dela aqui em casa....
Na madrugada do domingo de carnaval acordei com um gemido, e quando vi era ela.
Esperei o dia clarear e fui na emergência com ela. Percebi alguns pingos amarelos e logo suspeitei de piometra. Pelo menos a experiência com a Camille serviu para alguma coisa, né? Fiquei mais esperta.
Um exame de sangue confirmou o diagnótico e ela foi operada.Voltou para casa toda caidinha, com uma carinha que dava dó.Nessas horas os gatos me encantam ainda mais. O Mel ficou deitado quase dentro da caixinha onde ela estava. Solidariedade felina é lindo de ver!
No dia seguinte ela acordou bem disposta e foi dormir no lugar preferido da casa: a janela
Quando tudo parecia correr bem, os pontos da barriga inflamaram. Voltamos na vet, o Davyd trocou o remédio e agora é torcer para ficar tudo bem.

terça-feira, 1 de março de 2011

Novo hóspede



Esse é o Shadow. Ele foi resgatado com esporotricose quando era um bebê bem pequeno. A Kika cuidou dele e hoje ele está lindão!
No domingo retrasado ele veio passar uma temporada comigo aqui em casa. Ele está com o olhinho lacrimejando e com uma crise de gengivite. Já foi na vet e está tomando os remédios direitinho. Ele é o gatinho dos sonhos de qualquer um. Adora colo, cafuné e carinho. Está sempre oferecendo a pancinha e pra completar, tem esses olhos que fazem a gente se apaixonar.
Como está muito quente não o deixei ficar no quartinho onde coloco os temporários. Ele está na área, mas lá ele tem tudo que precisa. comidinha, água, caminha e dois esconderijos. O banheirinho também fica ali. E ele ainda pode tomar sol, ver o céu, as estrelas e a chuva caindo...
Acho que ele está gostando!